Problemas de Ereção Associados ao Uso de Preservativo
TEPT Pode afetar a saúde sexual
27 de junho de 2022

O que são Problemas de Ereção Associados ao Uso de Preservativo (CAEP - Condom-Associated Erection Problems)?

Como o nome sugere, são problemas que os homens podem experimentar devido aos preservativos.

Muitas vezes, esses problemas ocorrem quando os preservativos não são colocados corretamente ou não se ajustam bem. Alguns homens podem perder a ereção ao colocar o preservativo ou após, durante a relação sexual.

O CAEP pode deixar os homens ansiosos sempre que usarem preservativos e a tensão pode piorar os problemas de ereção.

Além disso, homens com CAEP podem achar que não têm as mesmas sensações sexuais quando usam preservativo.

No entanto, o CAEP também pode ter consequências mais graves.

Os casais podem ser menos propensos a usar preservativos – e terem relações desprotegidos – se houver CAEP.

Os preservativos também podem sair ou romper, aumentando o risco de gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis.


Em agosto de 2015, o Journal of Sexual Medicine publicou uma nova pesquisa sobre homens mais jovens nessa situação

Os pesquisadores descobriram que os homens que tinham qualquer tipo de CAEP eram mais propensos a ter problemas sem preservativos também.

Esses homens também tiveram maiores chances de ter disfunção erétil leve a moderada.


Homens com CAEP devem procurar ajuda médica, e serem orientados sobre o uso correto do preservativo. Muitos homens nunca receberam orientações sobre isso e aprendem por tentativa e erro. Consultar um médico também pode aliviar as preocupações com a ansiedade.


Procure sempre um especialista para esclarecer todas as suas dúvidas, e um urologista poderá te orientar da melhor forma

#Compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas.