Noctúria (Acordar a noite para urinar) | Dr. Gustavo Battistetti Urologista

Sistema Urinário

Noctúria (Acordar a noite para urinar)

Acordar 2 ou mais vezes para urinar durante a noite é comum e gera bastante incômodo (distúrbio do sono) A prevalência aumenta com a idade acometendo 40% dos homens entre 60 a 70 anos e 55% em > 70 anos. Entre as mulheres acomete 10% entre 20 a 40 anos e 50% em > 80 anos.

Está associada a um risco 2 vezes maior de quedas e lesões em idosos. Além disso também está associado a um risco de morte duas vezes maior entre homens (possivelmente devido às associações de noctúria com doenças endócrinas e cardiovasculares).


CAUSAS

Urinar com frequência durante a noite pode ser causada por uma doença urológica (alteração funcional do aparelho urinário) mas na maioria das vezes é de origem não urológica (produção aumentada de urina).

Urológico: Hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata), bexiga hiperativa, esvaziamento incompleto da bexiga.

Não urológico: insuficiência renal, diabetes mellitus (DM), diabetes insípido (DI), polidipsia primária, hipercalcemia, medicamentos, apneia do sono e poliúria noturna idiopática (sem causa definida)


COMO SERÁ MINHA CONSULTA?

O médico irá pedir para fazer um Diário Miccional, que consiste em anotar a frequência e quantidade de urina durante um período de 3 dias consecutivos. Isso ajudará a diferenciar se o paciente urina várias vezes por produzir grande quantidade de urina (poliuria) ou se é devido a um problema funcional do aparelho urinário (causa urológica).

A poluiria é definido pela sociedade internacional de continência [International Continence Society (ICS)] como a produção de mais de 3L de urina durante 24h.

Existe também uma condição chamada poliuria noturna que consiste em uma produção de urina acima do normal durante a noite (quando mais de um terço da produção de urina de 24 horas ocorre entre meia-noite e 8 da manhã). O normal é que exista uma redução da produção de urina durante a noite.


Se vc acorda duas vezes ou mais durante a noite para urinar procure um Urologista para uma avaliação.

Dr. Gustavo Battistetti

Formado na faculdade de medicina da universidade federal do Mato Grosso do sul Residencia em cirurgia geral na santa casa de misericórdia de Campo Grande Residencia de urologia na santa casa de misericórdia de campo grande Titulo de especialista pela sociedade brasileira de urologia (TiSBU).

Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br