Infecções urinárias (cistite e pielonefrite) - Gustavo Battistetti

Sistema Urinário

Infecções urinárias (cistite e pielonefrite)

Infecção urinária é definido como a resposta inflamatória do trato urinário a uma invasão bacteriana. E esta resposta causa uma gama de sintomas.

A Infecção da bexiga (cistite) causa aumento da frequência urinária, geralmente em pequena quantidade de urina por micção, sensação de urgência para urinar, dor ou desconforto na região da bexiga, ardências ou queimação ao urinar.

Já a Infecção aguda do rim (pielonefrite), mais grave, causa sintomas generalizados como, febre, mal-estar, calafrios, dores nas costas frequentemente associados aos mesmos sintomas da cistite.

As mulheres, devido à sua anatomia, são muito mais propensas à infecção urinária do que os homens e algumas sofrem de repetidos episódios de infecção que pode chegar a várias crises durante o ano.

Consideramos infecção de repetição quando uma pessoa desenvolve mais de 2 infecções em um período de 6 meses ou 3 infecções em um ano.

Na maioria dos casos, a infecção de repetição em mulheres, diferentemente do que ocorre com os homens, não é causado por uma anormalidade anatômica ou funcional, a qual necessitaria de um tratamento específico. Geralmente é causada por um aumento da receptividade da mucosa vaginal às bactérias e/ou aumento das colonizações de bactérias provindas da flora bacteriana fecal.

Estas mulheres não podem ser curadas da sua predisposição à infecção, mas podem ser manejadas e acompanhadas por uma variedade de técnicas, indicadas dependendo de cada caso, ficando assim, livre de infecções.

Dr. Gustavo Battistetti

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Residência de Urologia na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU).

Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br