Vasectomia, precisamos conversar | Dr. Gustavo Battistetti | Urologista
Bexiga hiperativa
15 de janeiro de 2021
Sabia que a vasectomia deixa o homem mais atraente?
11 de fevereiro de 2022

Dicas para ter uma conversa sobre vasectomia com o marido.

Imagina estar grávida de forma inesperada depois de concordar com o marido que o número de filhos já está bom. Você acabou de jogar fora as últimas roupas de maternidade e coisas de bebê e se vê nesta situação.

Após o choque inicial você acaba se empolgando em receber o novo bebê mas também muito mais motivada a incentivar o marido a fazer uma vasectomia.

Entretanto, muitas vezes ele não tem tanta certeza disso. Usa desculpas como “vai atrapalhar o meu trabalho”, “vamos falar sobre isso depois” e você acaba se chateando por essa hesitação por parte do seu parceiro.

Até porque você já passou por gestações, partos e amamentações. Por que também teria que passar por uma ligação de trompas?

É compreensível que algumas mulheres se sintam frustradas por seu parceiro hesitar em fazer a vasectomia, especialmente após ter passado por tanta coisa e ainda ter que passar pelos efeitos colaterais da contracepção feminina.


Mas como entrar em um acordo sem que a pessoa se sinta pressionada a fazer um procedimento médico?

Segue alguns conselhos sobre como ter uma conversa respeitosa com seu parceiro sobre vasectomia:

  • Devemos falar sobre porque mudar o método de contracepção que estamos usando e porque eles não são mais adequados.

  • É preciso entender por que alguns homens temem a vasectomia! Descubra qual é o receio dele.

  • Mitos e desinformação podem deixar as pessoas receosas e com medo.

  • Um dos principais receios é que o procedimento possa ter algum impacto na sexualidade do homem. Assim, é comum que eles se preocupam com isso em segredo e não comentarem.

  • Após falar com o médico geralmente as pessoas ficam aliviadas ao ouvir que não há impacto na ereção, orgasmo, libido e o sêmen é exatamente o mesmo, somente não contém espermatozoides.


A palavra “vasectomia” pode causar ansiedade e criar visões de dor porém na realidade é um procedimento muito suave e muito bem tolerado.

 

A vasectomia é um método de contracepção permanente (apesar de ser possível a tentativa de reversão no futuro) e consiste basicamente em um corte dos tubos que transportam o espermatozoide dos testículos para o sêmen ejaculado. Como não conseguem sair, os espermatozoides, acabam sendo reabsorvidos no corpo.

 


Existem diferentes opções disponíveis

Na minha prática clínica eu utilizo o método sem bisturi (No-Scalpel Vasectomy). Esta técnica requer apenas um pequeno furinho na pele do escroto e não requer pontos. O procedimento dura em torno de 15 minutos e é um procedimento muito simples, geralmente feita sob anestesia local.

vasectomia

Assista ao vídeo de uma vasectomia clicando na imagem


É comum os casais adiarem a decisão de uma contracepção definitiva devido a dificuldade em discutir o assunto e acabam se deparando com uma gravidez indesejada.

Para alguns casais, a conversa sobre concepção definitiva pode ser bastante tensa. Qualquer decisão sobre um procedimento definitivo em uma pessoa é profundamente pessoal e para cada indivíduo as razões são diferentes.

Embora esteja havendo maior aceitação e procura da realização de vasectomia no Brasil, confirmada pelo aumento do número de procedimentos notificados no Sistema Único de Saúde, ainda pode ser um assunto tabu, com muita dificuldade em falar sobre ele.

É importante que todos respeitemos a integridade física e que o indivíduo tome a decisão sem coerção.

Eles também precisam ter certeza de que não querem mais filhos, não apenas no contexto deste relacionamento.

A conversa deve ser de incentivo e não de pressão. Fazer pesquisas na internet mostrando exemplos de histórias de casais que já fizeram e estão satisfeitos.

Encorajar os homens a se tornarem mais bem informados pode ajudar a abrir caminho.
Muitas vezes as mulheres são mais proativas em fazer pesquisas, mas é importante que os homens também busquem conhecimento.


Tenho um excelente informativo técnico em meu site.

11-gustavo-battistetti-especialidade-sistema-reprodutor-reversao-vasectomia-interna

Procedimentos

Vasectomia (Cirurgia Esterilizadora Masculina)


A pesquisa ajuda o homem a se sentir mais confiante sobre uma vasectomia. Saber sobre as novas técnicas menos invasivas onde não se utilizam bisturi e não são realizados pontos são informações que tranquilizam muito.

Se a conversa sobre a vasectomia está causando problemas no relacionamento devemos encontrar uma maneira diferente de abordar o assunto.

Considere procurar ajuda de um profissional como um urologista ou um psicólogo. O aconselhamento individual ou do casal por um profissional pode ser benéfico para ambas as partes. Um espaço seguro para ter essa conversa sem pressão ou imposição.

Vá a uma clínica de planejamento familiar local ou marque uma consulta com um urologista para tirar todas as suas dúvidas e avaliar se é a coisa certa.

Considere ir á consulta o casal junto, mas entenda que seu parceiro também pode querer expressar suas preocupações em particular com o profissional.


Procure sempre um especialista para esclarecer todas as suas dúvidas, e um urologista poderá te orientar da melhor forma

#Compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas.