Tamanho do pênis | Dr. Gustavo Battistetti | Urologista
Como deve ser a aparência normal dos testículos
3 de julho de 2020
Andropausa (menopausa masculina)
25 de julho de 2020

Tamanho do pênis

Em todo lugar, homens temem que seu pênis seja menor do que deveria ou que não satisfará a parceira. Mas pesquisas sugerem que a maioria dos homens subestima o tamanho do seu pênis.

O homem sempre deu grande importância ao tamanho do seu pênis. Muitas culturas associam o tamanho do pênis à masculinidade. Ao longo dos tempos, passou a simbolizar qualidades como virilidade, fertilidade, força, habilidade e coragem.

Alguns homens se esforçam ao máximo na tentativa de aumentar o tamanho do pênis. Sabe-se que os místicos indianos conhecidos como Sadhus, penduram pesos no pênis desde crianças na tentativa de aumentá-lo. Enquanto membros da tribo Topinama no Brasil acreditam que podem aumentar o pênis através de mordidas por cobras venenosa.

Sentir-se inadequado pode realmente prejudicar a autoconfiança de um homem e afetar sua vida social. Isso pode levar a problemas como a impossibilidade de usar mictórios públicos ou banheiros compartilhados além de evitar relacionamentos íntimos.

Empresas de todo o mundo exploram essa ansiedade vendendo pílulas, extensores e outros produtos que prometem aumento rápido do comprimento e da circunferência do pênis.

 

Medindo o pênis

A visão da maioria dos homens sobre o pênis é formada durante a infância. Ao crescer, eles podem ver o pênis de um irmão mais velho, amigo ou pai e compará-lo mentalmente ao seu.

Medos e ansiedade sobre o tamanho do pênis também podem surgir após provocações por colegas durante a adolescência ou após comentários de um parceiro sexual.

No entanto os homens geralmente têm uma perspectiva errada do pênis.

Para ver seu pênis como as outras pessoas, olhe para si mesmo despido na frente de um espelho de corpo inteiro. O pênis parece mais longo e maior do que quando observado de cima.

Em algum momento, a maioria dos meninos pega uma régua ou uma fita métrica para descobrir o tamanco do seu pênis. Não se deve medi-lo quando flácido, pois o comprimento de um pênis flácido pode variar bastante, por exemplo, dependendo da temperatura ambiente.

Para obter uma medida precisa, ela deve ser feita em ereção. É padrão medir o pênis no lado superior, da base à ponta.

 

Tamanho médio do pênis

Não há número médio de comprimento para os adolescentes porque as pessoas crescem a taxas diferentes.

A maioria dos pênis masculinos tem algo em torno de 9 cm de comprimento quando não está ereta, mas é normal uma variação pra mais ou pra menos. Alguns fatores podem alterar temporariamente o comprimento, como nadar ou sentir frio.

Pesquisas apontam que o tamanho médio do pênis ereto varia de 13 a 18 cm. Não se pode aumentar ou diminuir o pênis com exercícios ou medicamentos.

Há uma grande variação no ângulo de um pênis ereto. Alguns apontam para cima, outros para baixo. Outros têm uma ligeira curvatura para a esquerda ou direita. Não existe uma forma correta. Se você tem uma curvatura mais significativa que cause dor ou dificuldade em manter relações sexuais, um médico urologista deve ser consultado. Esses podem ser sinais e sintomas da doença de Peyronie.

Cada pênis é único e os meninos se desenvolvem em diferentes idades e taxas. Durante a puberdade, geralmente entre 11 e 18 anos, o pênis e os testículos se desenvolvem mais rapidamente, embora o pênis não para de crescer até os 21 anos.

 

Homens insatisfeitos

Independentemente do tamanho real, muitos homens ainda permanecem descontentes com o tamanho.

Um estudo baseado nos resultados de uma pesquisa na internet com mais de 50.000 homens e mulheres revelou que 45% dos homens gostariam de um pênis maior. O relatório do professor Kevan Wylie, consultor em medicina sexual da Universidade de Sheffield, concluiu que as preocupações excessivas com o tamanho do pênis eram maiores entre os homens com pênis de tamanho médio do que os homens com pênis pequenos.

 

O que as mulheres pensam

O relatório do professor Wylie também encontrou diferenças entre o que mulheres e homens pensam. Uma porcentagem muito maior de mulheres (85%) estava satisfeita com o tamanho do pênis de seu parceiro do que a porcentagem dos homens (55%) que estavam satisfeitas com o próprio tamanho do pênis.

Segundo o professor Wylie, a questão da atratividade para as mulheres é complexa. No entanto, a maioria dos estudos sugere que o tamanho do pênis está muito mais baixo na lista de prioridades para as mulheres do que questões como a personalidade e a aparência do homem.

O professor Wylie diz: "Pode ser uma surpresa para alguns homens jovens, mas a maioria das mulheres tem muito pouco interesse no tamanho do pênis e isso tem sido demonstrado em vários estudos ao longo do tempo".

Ele diz que a pesquisa mostra que, quando se trata de sexo, as mulheres estão muito mais interessadas se o homem é romântico, carinhoso e sensível às necessidades e desejos delas do que no tamanho do pênis.

 


 

Se você ainda está preocupado

O aconselhamento psicológico e terapia sexual provou ser benéfico para homens com ansiedade em relação ao tamanho do pênis. A terapia ajuda os pacientes a identificar e corrigir pontos de vista distorcidos sobre o pênis, a criar autoconfiança e a superar os medos sobre os relacionamentos sexuais.

O professor Wylie diz: "Terapia sexual permite que esses homens superem a ansiedade de encontrar um parceiro em potencial, onde antes eles nem ousavam se envolver por causa do medo".

Numerosos tratamentos físicos afirmam aumentar o tamanho do pênis, mas há muito pouca evidência de que eles funcionem.

 


 

Procure sempre um especialista para esclarecer todas as suas dúvidas, e um urologista poderá te orientar da melhor forma

#Compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas.

 


higienização_penis_banho-thumb

Leia também

Como manter a higiene adequada do genital masculino


Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br