Suplementos disponíveis no mercado destinados á saúde masculina - Dr. Gustavo Battistetti
Infertilidade Masculina
4 de fevereiro de 2019
Como manter a higiene adequada do genital masculino
3 de julho de 2020

Suplementos disponíveis no mercado destinados á saúde masculina

Existem vários suplementos disponíveis no mercado destinados á Saúde masculina.

Muitos deles são eficientes demonstrando efeitos positivos, outros não apresentam qualquer efeito, a não ser para o seu bolso, e alguns podem até ser prejudicial a saúde.

Vamos falar sobre alguns deles: 

✅ MACA PERUANA ( LEPIDIUM MEYENII )

⚠ SAW PALMETTO ( SERENOA REPENS )

❌ YOHIMBE ( IOIMBINA )

✅ TRIBULUS TERRESTRIS


✅ MACA PERUANA (lepidium meyenii).

Planta peruana, encontrada nos Andes central, alguns estudos relatam que a MACA, aumenta os níveis de testosterona em ratos.

Em um recente estudo, foi observado que o uso extrato de MACA PERUANA, na dosagem de 500 mg/kg leva a um aumento dos níveis de testosterona em 14,6%, (e na dosagem de 1000mg/kg o aumento foi de 18,5%.) A contagem total de espermatozoides aumentou em 13,1%.

E a motilidade total do espermatozoide melhorou em 12,5%. Configurando assim uma prova da eficácia do uso da MACA PERUANA no tratamento da infertilidade.

Ainda não há provas da sua eficácia no uso para tratamento da disfunção erétil (impotência sexual)


 

⚠ SAW PALMETTO (Serenoa repens).

Suplementos recomendado pelos fabricantes de vitaminas como um agente no tratamento da hiperplasia prostática.

Porém de acordo com pesquisas sobre o uso deste extrato realizado em 11 hospitais dos Estados Unidos, está substância não apresenta qualquer efeito.

Este suplemento não melhora os sintomas específicos decorrentes do aumento prostático. Um curso mensal de “tratamento” com este extrato custa por volta de 120 reais, mas é apenas desperdício de dinheiro.


 

❌ YOHIMBE ( IOIMBINA )

Produto extraído da casca de uma espécie de árvore africana.

Este medicamento é frequentemente usado no tratamento de disfunção erétil (impotência sexual).

Durante experimentos, pesquisadores americanos estudaram 49 marcas de suplemento dietéticos que continham extrato de YOHIMBE.

Como resultado, observou-se que muitos deles continham uma dosagem muito alta do YOHIMBE, porém não obtido diretamente da casca “árvore africana”, mas sintetizado em laboratório.

Além disso, a maioria dos suplementos continham outras substâncias além do YOHIMBE (alguns mais de 5), incluindo alcalóides, que pode ser perigoso para a saúde, especialmente no caso de uma dosagem exagerada.

Portanto não use este suplemento sem consultar seu Urologista.


✅ TRIBULUS TERRESTRIS.

É um fitoterápico utilizado para melhorar o desempenho sexual (através da melhora da função erétil e da libido) e também utilizado no aumento da massa muscular.

Estudos em humanos revelaram um importante efeito na melhora do desempenho sexual, porém não apresentou efeito algum no ganho de massa muscular.

Apesar de ser largamente utilizado por atletas e fisiculturistas, com base na crença de que pode aumentar as concentrações de testosterona, este efeito está se mostrando cada vez menos provável.

E os efeitos positivos na melhora do desempenho sexual seria decorrente da liberação de óxido nítrico pelo fitoterápico e não decorrente de um aumento da testosterona.

 

Por isso antes de consumir qualquer tipo de suplemento entre em contato com o seu Urologista para que ele te oriente da melhor forma possível.

#Compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas a conhecerem os efeitos, vantagens e desvantagens de cada suplemento.


Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br