Angiomiolipoma - Gustavo Battistetti

Sistema Urinário

Angiomiolipoma

O Angiomiolipoma é um tumor benigno composto de vasos sanguíneos, músculo liso e gordura. Na grande maioria dos casos aparecem de forma esporádica principalmente no rim direito e em uma pequena parcela ele está associado a uma doença chamada Esclerose Tuberosa.

Na maioria das vezes ele não causa nenhum sintoma e são descobertos por acaso em um ultrassom ou uma tomografia. Em outros casos podem levar a dor nas costas, massa palpável ou sangramento na urina.

Tratamento

A maioria dos casos não necessita de nenhum tratamento, apenas acompanhamento pelo urologista. Porém aqueles que se apresentam com dor, sangramento ou são maiores do que 4 cm necessitam de tratamento cirúrgico. Em uma minoria dos casos podem causar hemorragia importante necessitando de uma cirurgia de urgência.

Dr. Gustavo Battistetti

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Residência de Urologia na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU).

Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br