Disfunção Erétil - Gustavo Battistetti

Sistema Reprodutor

Disfunção Erétil

Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de obter uma ereção suficiente e adequada para manter uma relação sexual satisfatória para ambos parceiros. Cerca de 50% dos homens acima dos 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Quanto mais idoso o homem, maior a probabilidade de apresentar o problema, seja pela idade avançada ou pela maior prevalência de doenças nessa faixa etária que são fatores predisponentes ou que perpetuam o distúrbio da ereção.

Várias são as causas da impotência sexual, desde causas psicogênicas ou iatrogênicas (uso de determinados medicamentos ou cirurgias, por exemplo), até doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, endocrinológicas. É fundamental a avaliação do urologista para definir o melhor tratamento para cada paciente, que poderá ser através de psicoterapia, medicamentos via oral, auto-injeção intracavernosa ou cirurgia para implante de prótese peniana. A disfunção erétil ou DE, poderá impedi-lo de obter a satisfação desejada.

Mesmo para procurar informações é preciso ter coragem e a vergonha é muitas vezes o principal inimigo para se conseguir um tratamento adequado. O médico urologista poderá ajudá-lo a conseguir uma qualidade de vida melhor.

Fonte: SBU-SP

Dr. Gustavo Battistetti

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Residência de Urologia na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU).

Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br