Cisto de epidídimo - Gustavo Battistetti

Sistema Reprodutor

Cisto de epidídimo

O cisto de epidídimo é muito comum, ocorrendo em cerca de um quarto dos homens e nada mais é do que o acumulo de liquido, devido a um processo inflamatório, na região do epidídimo (pequena estrutura localizada acima e atrás dos testículos) e é percebido como uma pequena bolinha próxima ao testículo e confirmado por ultrassonografia.

Na grande maioria dos casos ele é indolor, porém uma minoria pode se queixar de incomodo ou dor na região, principalmente ao realizar algumas atividades como: se vestir, se enxugar ou durante relações sexuais. Essa dor em alguns casos pode se irradiar a região inguinal ou a barriga do mesmo lado.

Geralmente o cisto de epidídimo não requer nenhum tratamento, porém, nos casos em que o desconforto é persistente ou grave, pode ser oferecido a retirada cirúrgica do cisto.

Dr. Gustavo Battistetti

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Residência de Urologia na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU).

Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br