Como manter a higiene do genital masculino | Dr. Gustavo Battistetti
Suplementos disponíveis no mercado destinados á saúde masculina
18 de março de 2019
Como deve ser a aparência normal dos testículos
3 de julho de 2020

Como manter a higiene adequada do genital masculino.

O pênis é a parte do corpo que os homens provavelmente mais valorizam, então devemos mantê-lo sempre limpo, saudável e adequado ao seu objetivo.

 

Dê a ele o cuidado que merece e talvez você não seja o único a se beneficiar - sua parceira ou parceiro provavelmente também será grato.

 

Lave delicadamente o pênis com água morna todos os dias quando estiver tomando banho ou chuveiro.  Se você tiver um prepúcio, puxe-o com cuidado e lave por baixo.

Quando não lavamos corretamente o prepúcio, uma secreção esbranquiçada chamada esmegma pode começar a se acumular.

 

O esmegma é um lubrificante natural que mantém o pênis úmido. É encontrado na glande e sob o prepúcio.

Se o esmegma se acumular no prepúcio, ele pode começar a cheirar mal além de propiciar a proliferação bactérias que infectam a glande e o prepúcio causando vermelhidão e inchaço, chamada balanopostite

balanites-chamada

Sistema Reprodutor

Balanites

Não tente puxar com força o prepúcio de um bebê ou uma criança, pois isso pode ser doloroso e causar danos. O prepúcio ainda pode estar preso à glande do pênis e, portanto, não se retrair completamente. Nesta fase do seu desenvolvimento, não há necessidade de limpar dentro do prepúcio.

 

Embora a higiene pessoal regular seja importante, muita lavagem com sabão ou gel de banho pode causar irritação. Lavar delicadamente o pênis uma vez ao dia com água morna é suficiente para manter uma boa higiene. Se você preferir usar sabão, escolha um sabão neutro (suave) ou não perfumado para reduzir o risco de irritação na pele.

 

Pode ser tentador usar talco nos genitais, porém isto deve ser evitado pois o talco fica sob o prepúcio, podendo causar irritação.

 

Homens postectomizados (cincuncizado) devem ter o mesmo cuidado com a higiene do pênis.

 


Região escrotal e área pubiana

 

Muito importante a limpeza da base do pênis e da região escrotal, onde o suor com os pelos podem combinar e produzir odor tão desagradável quanto nas axilas.

 

Essas áreas precisam de lavagens frequentes para impedir que o suor se acumule, principalmente porque ficam envolvidas em roupas íntimas a maior parte do dia.

 

Certifique-se de que a área entre a base da região escrotal e o ânus também esteja limpa e sem odor.

 

Fique atento para nódulos ou inchaços incomuns na região escrotal e nos testículos que não existiam antes.

Saiba como deve ser a aparência normal dos testículos.

 


 

Sempre que notar algo estranho ou incomum e se tiver alguma dúvida,  entre em contato com o seu Urologista para que ele te oriente da melhor forma possível.

#Compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas.


aparencia-escrotal-thumb

Sistema Reprodutor

Como deve ser a aparência normal dos testículos

Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br