Cálculos renais ( pedras nos rins) devido a desidratação
Tereré faz mal?
27 de agosto de 2018
Infertilidade Masculina
4 de fevereiro de 2019

Desidratação no verão e o aumento de casos de cálculos renais (pedras nos rins)

No verão, os termômetros passam a registrar as altas temperaturas, o que pode ser percebido facilmente pelo nosso corpo. Com isso o risco do aparecimento de cálculos renais (pedra nos rins) devido a desidratação.

 

Alguns estudos apontam um aumento de até 30% nos atendimentos para cálculo na via urinária nesta época do ano.

Para conhecer um pouco mais do procedimento realizado para retirada de cálculos, clique aqui.

 


Mas por que isso ocorre?

 

Mesmo sabendo que o consumo de boa quantidade de aguá diariamente é recomendado para qualquer época do ano, nesse período mais quente, torna-se ainda mais necessário colocar essa recomendação em prática.

 

Pois a elevação da temperatura, ocasiona uma perda maior de líquidos pela transpiração do corpo, mais comum ainda em locais com maior umidade do ar.

 

Efeito esse que, caso não haja reposição de líquidos, acaba deixando a urina muito concentrada em minerais como o cálcio, aumentando o risco desses minerais se concentrarem em forma de cálculos.

 

Como identificar uma desidratação?

 

Uma forma de qualquer pessoa perceber uma possível desidratação, é através da cor da urina.

 

O paciente deve sempre observar a urina e perceber  uma coloração bem clara, caso verifique uma coloração escura, pode ser sinais de uma possível desidratação e deverá procurar seu médico para uma melhor avaliação.

 

Qual o melhor líquido a ser ingerido?

 

Todos os líquidos podem ajudar a evitar uma desidratação, porém em alguns casos, certas bebidas podem ser melhor indicadas à pessoas portadoras ou com risco de formação de cálculo urinário.

 

Por exemplo, o consumo exagerado de chás, pode ser benéfico para conter uma desidratação, mas pode apresentar perigo em pacientes que formam cálculos devido distúrbios do oxalato.

 

O tereré pode ser outra boa fonte de água para quem precisa se hidratar. (Para saber mais sobre o tereré, seus benefícios e contra indicações, leia meu post sobre o tema clicando aqui).

 

Já entre os sucos, que também é outra boa saída para quem precisa aumentar a ingestão de líquido, aparecem as opções de limão e laranja, já que essas frutas são boas fontes de citrato, que impede a agregação dos cristais.

 

Vale lembrar que esses sucos podem ter como contraponto ao benefício, a alta presença de açúcares.

 

Por isso o recomendado é estar sempre em contato com seu médico para que ele te oriente da melhor forma possível para seu caso especifico. 

 
 
Gustavo Battistetti - Doctoralia.com.br